quinta-feira, 11 de junho de 2009

Desenvolvimento do Sistema Genital

No início do desenvolvimento do sistema genital, o sistema genital dos dois sexos é semelhante, desenvolvendo-se na 7ª semana, apesar de o sexo cromossômico e genético ser determinado na fertilização. A genitália externa de ambos os sexos nesse período é formada pelo tubérculo genital, pela prega urogenital, pela membrana cloacal e pela intumescência labioescrotal.
As células germinativas primordiais formam-se na parede do saco vitelino durante a 4ª semana e migram para as gônadas em desenvolvimento (5ª semana). O sexo gonadal será determinado pelo Fator Determinante do Testículo (TDF), que se localiza no SRY do braço curto do cromossoma Y. Este TDF age como a chave que dirige o desenvolvimento do testículo formando os túbulos seminíferos, que dão origem às células de Leydig.
Estas células produzem testosterona, a partir da 8ª semana, que estimula a transformação dos ductos mesonéfricos em ductos genitais masculinos. Uma Substância Inibidora de Müller (MIS), secretada pelas células de Sertoli, inibe o desenvolvimento dos ductos paramesonéfricos (primórdios dos ductos genitais femininos).

Na ausência do cromossoma Y, não há a presença do TDF, o que resulta no desenvolvimento dos ovários. Os ductos mesonéfricos regridem, devido à ausência da testosterona, e os ductos paramesonéfricos desenvolvem-se por causa da ausência de MIS, transformando-se no útero e nas tubas uterinas.


A vagina forma-se da placa vaginal, que deriva do seio urogenital.

A descida dos testículos da parede posterior do abdome para os escrotos ocorre através do canal inguinal formado a partir do processo vaginal, sob a orientação do gubernáculo. Os ovários também descem da parede posterior do abdome para a pelve, mas não entram nos canais inguinais.

2 comentários:

  1. Muito completo o blog!!!1Parabéns meninas!!!
    Karla-Medicina 2º período

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!
    Muito bom...
    Juliana Gonçalves - Medicina 2ºperíodo

    ResponderExcluir